Queda no Twitter foi resultado de um ataque
O chefe de segurança do site de relacionamentos Facebook, Max Kelly, afirmou nesta sexta-feira, 7, que a queda dos servidores da página na quinta-feira foi um ataque direcionado a um usuário da Geórgia, segundo o canal de notícias CNN. O suposto ataque coordenado também afetou os sites Twiiter e LiveJournal.
O blogueiro georgiano conhecido como Cyxymu, que foi uma das milhões de vítimas do ataque culpa o governo da Rússia pelo ocorrido e diz ser o alvo da investida. O blogueiro mantém perfis em todos os sites afetados com o mesmo nome.
Segundo o diário britânico The Guardian, Cyxymu afirma que a queda de serviço dos sites foi um plano do governo russo para calar suas críticas à política internacional da Rússia e da postura do país em relação à Ossétia do Sul, região da fronteira com a Geórgia, onde ocorreu uma guerra que completa um ano nesta sexta-feira, 7.
"Talvez (o ataque) tenha sido executado por pequenos hackers, mas eu tenho certeza que a ordem veio do governo russo", disse o blogueiro, cujo nome de usuário é uma versão diferente de escrever Abkhazia, outra região separatista da Geórgia.
"Um ataque de tal dimensão que afetou três provedores mundiais com inúmeros servidores só poderia ser organizado por alguém com uma grande capacidade", acrescentou. Os três sites ficaram temporariamente fora do ar, o que causou problemas no sistema dos servidores.
Segundo Cyxymu, seu nome verdadeiro era Georgy e ele á um palestrante de economia de 34 anos. O blogueiro é um crítico ativo da política russa quanto ao Cáucaso e diz ter sido vítima de um ataque similar no ano passado.
Cyxymu se disse "lisonjeado" quando percebeu que seu último texto no blog, "Sukhumi, guerra e dor", aparentemente desencadeou um problema mundial na rede. "Eu não esperava que o ataque seria em mim, não sou tão famoso", disse. "Começou quando centenas de milhares de emails supostamente enviados por mim para todo o mundo convidando os usuários a entrarem em um dos meus blogs. Então várias pessoas o visitaram, causando problemas de congestionamento no servidor, e o Livejournal teve de bloqueá-lo. A mesma coisa aconteceu com o Facebook e com o Twitter", explicou.
O blogueiro disse que começou seu blog com o objetivo de unir georgianos que viviam em Sukhumi e foram forçados a fugir em 1993 quando a Abhkazia se separou da Geórgia.
0 comentários:
Postar um comentário