Os 10 maiores vilões da história dos games

Big Bosses


Big Bosses



Se formos atrás da origem da palavra Vilão encontraremos que nos tempos primórdios, ser um vilão significava não participar da nobreza. Mas durante o passar dos anos a ideia de vilão disseminou em caracterizar pessoas com personalidade duvidosa. Ou seja, aquele tipo mau, que não ajuda as velhinhas a atravessarem a rua ou um ganancioso e rude que busca acima de tudo poder.

Porém há controvérsias, às vezes, a personalidade é moldada conforme os acontecimentos da vida. E classificar o que é bom ou mau, é uma tarefa difícil, porque afinal qual seria o padrão?

O mundo das histórias, independente de qual seja o veículo, sempre foi marcado por grandes batalhas entre o bem e o mau. De um lado o mocinho, e do outro os vilões. É sempre assim, mas de qual lado você está?

Que os vilões merecem destaque isso é mais que fato, seu temperamento sombrio, vem sempre acompanhado de uma história triste, que de alguma maneira justifica tanta maldade. Provavelmente, vem daí o nosso carinho especial pelo lado mais tortuoso das histórias, outro fator que nós leva a criar afeições pelos vilões é que temos dentro nós um lado não tão bom assim. De certa forma, ocorre uma identificação com os personagens, eles são quase uma válvula de escape para os nossos devaneios maquiavélicos.

A construção dos personagens é sempre mais cuidadosa, os dilemas são maiores, na verdade, mesmo sendo monstros, são mais humanos que os bonzinhos! E nos games? O que seríamos nós, os mocinhos, sem um grande objetivo a ser superado? Ou, em outras palavras um bom herói precisa de um vilão para ter um sentido de vida...

Abaixo você confere alguns vilões que merecem destaque no mundo dos jogos eletrônicos. Aí vão eles:

Sephiroth

Sephiroth

Franquia: Final Fantasy

Aparição: Final Fantasy VII, 1997

Objetivo de vida: Acabar com o Lifestream do planeta, reviver a mãe Jenova e dominar o mundo.

Principais Poderes/Habilidades: Controle total da magia negra e técnicas com a Muramasa Blade.

O que o fez um verdadeiro vilão: Ter matado a pobre Aerith, ateado fogo em uma vila de inocentes e destruído mais da metade do planeta.

Seu passado: Sephiroth é um poderoso e habilidoso soldado, com uma aparência extremamente cativante: alto, possui um longo cabelo prata, olhos verde esmeralda, uma longa capa preta e ombreiras metálicas. Porém, sua personalidade é um pouco controversa, é aquele tipo de pessoa gentil, mas traiçoeiro e melancólico. Logo quando criança ingressou na SOLDIER e, desde então, foi considerado um soldado muito promissor e habilidoso da divisão bélica mais temida do mundo, por ser o único capaz de manejar a lendária espada Masamune.

Por que merece figurar na lista: O vilão excêntrico de Final Fantasy merece destaque. Também não é pra menos, já que Sephiroth é aquele tipo de personagem que, mesmo sendo malvadão inspira carisma e beleza (não é meninas?). Ele teve uma repercussão tão grande que a produtora Square Enix se recusou a matá-lo, e o cara acabou aparecendo em vários títulos da série. Basicamente, spin-offs do original, cuja história tem o intuito de melhorar o que se passa na cabeça do vilão.

Colossus

Colossus

Franquia: God of War

Aparição: God of War II, 2007

Objetivo de vida: Acabar com a raça de Kratos, que nesse momento já está no Olimpo iniciando sua jornada como Deus da Guerra.

Principais Poderes/Habilidades: Após uma águia ter roubado todo o poder de Kratos, e o transformado em mortal, por ironia depositou seu poder na estátua de Colosso de Rodes que ganhou uma monstruosa vida.

O que o fez um verdadeiro vilão: Poder destroçar umas das 7 Maravilhas do Mundo não tem preço.

Seu passado: A estátua de Colosso de Rodes faz parte da mitologia grega, e foi construída por volta de 292 a.C a 280 a.C, representando Hélios, o deus grego do Sol. Trata-se de uma monumento de bronze com 30 toneladas e 70 metros de altura. Para se ter uma ideia era uma estátua tão imponente que um homem mortal não seria capaz de abraçar seu polegar.

Por que merece figurar na lista: O nosso anti-herói Kratos, da saga God of War, tem uma das suas mais difíceis tarefas ao lutar com Colossus, ou como é propriamente chamado na mitologia, o Colosso de Rodes. O bicho está sob o controle de uma interferência Divina bastante poderosa, além de ser gigantesco e apavorante. Mas, você sabe, nada é impossível para Kratos. Nem mesmo usar uma tanguinha diminui a sua masculinidade.

Dr. Robotnik

Dr. Robotink

Franquia: Sonic

Aparição: Sonic the Hedgehog, 1991

Objetivo de vida: Transformar todos os humanos em robôs e dominar o mundo.

Principais Poderes/Habilidades: Dr. Robotink é um cientista maluco com um QI acima de 300. Por ser muito inteligente domina (de um jeito atrapalhado) todo o universo da química, física, matemática e até da engenharia, não há como negar que ele é um exímio gênio.

O que o fez um verdadeiro vilão: Esse é o tipo de vilão incansável, ele aparece em todos os jogos do azulão, e mesmo sendo derrotado, aparece outra vez. O bigode tem tanto crédito, que até ganhou um jogo só pra ele o “Dr. Robotnik's Mean Bean Machine”.

Seu passado: Dr. Ivo "Eggman" Robotnik é o vilão principal da série de jogos do Sonic. Apareceu pela primeira vez em Sonic the Hedgehog, no Master System e, desde então, fez parte de todos os jogos do ouriço.

Por que merece figurar na lista: O arqui-inimigo do nosso carismático ouriço azul, o Sonic, Dr. Robotnik é figurinha carimbada nos jogos da franquia. Como não amar o cientista maluco que vive cheio de planos maléficos para dominar o mundo e transformar todos em robôs? Normalmente, Sonic e seus amigos o derrotam no final de cada aventura. Isso é que é gostar de ser derrotado.

Horda Locust

Horda Locust

Franquia: Gears of War

Aparição: Gears of War, 2006

Objetivo de vida: Erradicar a raça humana do Planeta Sera.

Principais Poderes/Habilidades: Especialistas em armamentos, os Locust são horrendas e impiedosas criaturas semelhantes a lagartos, que só por serem nojentos já merecem ser aniquilados.

O que o fez um verdadeiro vilão: O aspecto escroto e esdrúxulo de largartos gigantes, já vale o título de um bom vilão, não é?

Seu passado: Um dia fatídico chamado de “Emergence Day”, fez com que os Locust emergissem da terra, iniciando assim uma guerra sangrenta entre eles e os seres humanos.

Por que merece figurar na lista: Os soldados de Gears of War têm que se preparar para enfrentar a temível raça de alienígena Locust que pretende dominar o mundo. O exército Locust não é tarefa fácil, já que está completamente equipado para destruir seres humanos e conta com armas como seu potente rifle Sniper. Seu alvo principal é, claro, os membros do Delta Squad.

Bowser (ou Koopa)

Bowser

Franquia: Super Mario Bros.

Aparição: Super Mario Bros, 1985

Objetivo de vida: Você deve estar pensando “Matar o Mario, é claro”, mas não, meu caro, os objetivos do Sr. Koopa vão além. Bowser tem sede de poder e quer dominar o Reino dos Cogumelos, e, para isso, usa o seu plano maligno de se casar com a Princesa Peach.

Principais Poderes/Habilidades: Entre as suas milhares de artimanhas guardadas na manga, a tartaruga gananciosa usufrui de um arquétipo másculo e poderes como o Fire Beath (bafo de fogo).

O que o fez um verdadeiro vilão: Bowser é temível e malvado, pois se conseguisse dominar o Reino dos Cogumelos ele escravizaria todos os nativos, ou seja os Toads, e depois faria mudanças no reino para o deixar parecido com o seu.

Seu passado: Bowser é o rei no universo Koopas, mas não se contenta, ele quer todos os reinos pra ele, além disse ele não tem passado. Mas sabemos que ele foi um bebê chorão, vide o jogo Yoshi's Island.

Por que merece figurar na lista: Este também dá trabalho há décadas. Mario e seu irmão Luigi já tiveram que rebolar para salvar a princesa das armadilhas desse vilão. Bowser é um dos malvados mais notórios do universo dos games. E merece todo o crédito do mundo, afinal não é sempre que uma tartaruga super-desenvolvida consegue (quase) dominar o mundo. Mais do que isto, ele é o rei do universo dos Koopas.

Conde Drácula

Conde Drácula

Franquia: Castlevania

Aparição: Castlevania Vampire Killer, 1986

Objetivo de vida: O Drácula de Castlevania é baseado no personagem de mesmo nome do livro de Bram Stocker, mas ao invés de atacar donzelas indefesas, aqui ele controla exércitos de demônios e encarnações do mal.

Principais Poderes/Habilidades: Como um típico vampiro seu principal e mais utilizado poder é conseguir se teletransportar e soltar bolas de fogo que lembram meteoritos de tão gigantes.

O que o fez um verdadeiro vilão: Só pelo peso dramático da saga, e do vilão, ele já merece o mérito. Em alguns jogos da séria ele aparece com uma aparência demoníaca, bebe sangue e mostrando menosprezo arremeça a taça no jogador.

Seu passado: Drácula não é malvadão à toa, parte de sua personalidade maléfica se dá pela perda de duas mulheres que amou durante a vida. Ao contrário do que se pode pensar, ele é capaz de amar e se relacionar com as pessoas, e, apesar das diferenças, sente um imenso carinho pelo seu filho, Alucard.

Por que merece figurar na lista: A série Castlevania trata da eterna guerra entre uma família romena, chamada Belmont, e o famoso Conde Drácula. O vampiro ressurge das cinzas a cada milênio, e a missão dos membros do clã Belmont é derrotá-lo, antes que sua ira tome conta de todo o mundo. Com referências ao livro de Bram Stoker, Drácula, a série (e seu vilão) não deve morrer tão cedo. Mesmo porque, se pensarmos um pouquinho, vampiros são imortais.

Ganondorf

Ganondorf

Franquia: The Legend of Zelda

Aparição: The Legend of Zelda, 1986

Objetivo de vida: Se tornar o Rei da Escuridão, dominar a Hyrule e conquistar a Triforce.

Principais Poderes/Habilidades: Ganondorf Dragmire é um feiticeiro formidável, capaz de manipular muito bem sua magia de ataque, além de ter alto domínio com espadas. Além disso, ele é quase imortal, já que consegue regenerar feridas graves, e se for preso por magia consegue se libertar. Só as armas sagradas conseguem ferí-lo.

O que o fez um verdadeiro vilão: É apontado como uma perfeita encarnação do mal, pois maléfico, selvagem e tirano, são alguns dos seus adjetivos.

Seu passado: Ganon, como também é conhecido, se tornou um feiticeiro líder de um grupo de marginais chamado Gerudo, uma raça de bandidos do deserto, por ser o único que possui mais de cem anos. Após conhecer a Triforce, foi em busca de adquirir seus poderes mágicos para se tornar um grande rei do mal.

Por que merece figurar na lista: O principal e malvado antagonista da série The Legend of Zelda conquistou poderes mágicos para se tornar o Rei da Escuridão. Depois disso, só havia um passo lógico a ser tomado: dominar toda Hyrule. Como um bom malvadão de cunho mais medieval, ele sempre está atrás do seu Cálice Sagrado, no caso a relíquia divina conhecida como Triforce.

Big Daddy

Big Daddy

Franquia: BioShock

Aparição: BioShock, 2008

Objetivo de vida: Big Daddy’s são feitos para protegerem as chamadas Little Systers, pequenas crianças que portam a ADAM – substância necessária para que o protagonista ganhe forças no jogo.

Principais Poderes/Habilidades: Sendo uma máquina gigante de matar, os Big Daddy’s possuem dois tipos de arma. Em uma mão, porta uma furadeira, na outra, um dispositivo de rebite.

O que o fez um verdadeiro vilão: Sua temível presença em si. Não existe nada mais temível do que o seu olhar, quando é irritado. Poucos vilões inspiram terror e admiração como o colossal Bid Daddy. E o amis bacana é que não ele quem escolhe lutar com você, é você que decide se vai entrar na guerra, ou não.

Seu passado: Essas criaturas, na verdade, são antigos seres humanos que tiveram sua pele e órgãos enxertados em roupas de mergulhos. Eles foram projetados para serem como guardiões da cidade de Rapture. Seu passado é desconhecido, mas no próximo game da série, Bioshock 2, mais deve ser revelado.

Por que merece figurar na lista: A cidade subaquática de Rapture está enlouquecida por conta de um “probleminha” com a pesquisa de células-tronco. E para “ajudar” no problema, o tal de Big Daddy não deixa barato. Sempre que há uma criança por perto, prenda a respiração, eles também estão por perto. Eles não são fáceis de matar, por isso é melhor pensar duas vezes antes de provocá-lo. E mais... bom, a gente não pode contar o final, mas quem jogou, sabe.

K-Rool

K-Rool

Franquia: Donkey Kong

Aparição: Donkey Kong Country, 1994

Objetivo de vida: K-Rool tem um objetivo, se opor aos macacos, referindo-se a eles como “imundos” e “cérebros de macaco”. Com isso, ele adora roubar os tesouros de banana dos Kongs para formar a sua grande fortuna.

Principais Poderes/Habilidades: Portanto, na maioria das vezes, uma capa vermelha e uma coroa (que ele usa para arremessar nos kongs), um relógio em um dos olhos, o vilão é um líder sujo e malandro. Daqueles que fingem estar perdendo a batalha, para depois voltar à luta no momento mais oportuno. Seus poderes principais são seu tamanho e força sobrenatural. E, às vezes, ele pode ser rápido e sagaz. Há alguns momentos que ele também conta com poderes como ficar invisível ou controlar o clima.

O que o fez um verdadeiro vilão: Um capitão, um líder, um ladrão, um sujo. K-Rool é o típico vilão sem escrúpulos que não exita em humilhar seus capangas e botar medo em todo mundo, até conseguir o que quer: o tesouro, e a desgraça dos macacos.

Seu passado: O crocodilo é o rei dos Kremlings, as criaturas inimigas presentes no game Donkey Kong Country. Com isso, desde sempre o bichano quer acumular mais e mais tesouros, soando como um verdadeiro pirata.

Por que merece figurar na lista: Entre as diversas aventuras dos Kongs, K-Rool está sempre lá para tentar impedir, e da forma mais suja possível. Logo, com um exército de Kremlings, o vilão bota desafio para qualquer um que se coloque à sua frente.

Revolver Ocelot

Revolver Ocelot

Franquia: Metal Gear

Aparição: Metal Gear Solid, 1998

Objetivo de vida: Acabar com o Snake

Principais Poderes/Habilidades: Revolver Ocelot não tem esse nome à toa. Ele porta uma piscola colt que conta com seis tiros, que segundo ele: “É o suficiente para matar qualquer coisa que se mova”. Além de um vasto conhecimento em espionagem, o vilão tem uma mira admirável.

O que o fez um verdadeiro vilão: A pedra no sapado de Solid Snake é Ocelot. Isto porque em diversos games da série ele está lá para atrapalhar o herói. Com interesses políticos contrários, Revolver Ocelot nunca deixa barato o que Snake está planejando, e com isso, fará de tudo para acabar com seus objetivos.

Seu passado: O personagem tem complicações desde seu nascimento, já que nasceu em meio a um campo de batalha e quando sua mãe levou um tiro no abdômen. Com isso, Ocelot, como era chamado antes de ter as habilidades com revólveres, tinha uma unidade própria de combatentes, e posteriormente, ao adquirir habilidades com pistolas depois de um encontro com Naked Snake, passou a trabalhar para outras organizações, como a KGB e DCI, se mostrando um agente tripo, na verdade.

Por que merece figurar na lista: Super habilidoso com o revólver e contando apenas com seis tiros para acabar com qualquer ameaça. Essa premissa é de alguém que merece respeito. Além disso, Ocelot é um agente especial perigosíssimo que desde seu nascimento foi designado para este meio. A parte ruim (ou boa, depende do ponto de vista), é que ele no final das contas se tornou maléfico.

Hitler - Wolfestein

Hitler

O maior de todos os vilões, Adolf Hitler, merece uma menção nesta matéria, claro. Pois, além de ter participado e ser mandante de um massacre real de milhares de pessoas inocentes, o general alemão fez parte do clássico game Beyond Castle Wolfenstein, da Muse Software, lançado em 1984 para PC.

Neste game, o jogador deve passar por diversas localidades de um bunker em Berlin onde o Führer está instalado, com o objetivo único de matá-lo.

Não precisa comentar o porquê de Hitler estar nesta lista, nem mesmo quais seus objetivos de vida e seus principais “poderes”, não é mesmo? Pois, infelizmente, esse é o vilão que mais perdurará na história, dentre todos os outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Xat